A cerimônia tradicional do chá e como preparar

Aqui vamos descrever a forma tradicional de como o chá chinês é preparado e servido para aqueles que possuem interesse em seguir a tradição completa, ou apenas para satisfazer a curiosidade dos visitantes dessa página. Isso não significa que você precisa seguir todo o processo. Porém, é interessante notar que algumas precauções contidas na cerimônia são interessantes para um melhor aproveitamento das propriedades do seu chá, assim como precauções para um chá mais saudável.

​CERIMÔNIA TRADICIONAL

Utensílios:

Chaleira

Bule chinês

Bule comum

Bandeja chinesa para chá

Xícaras de cerâmica sem asas

Instruções:

1. A água é aquecida na chaleira, até ferver. 
2. As folhas são colocadas no bule chinês, que é furado por dentro para que as folhas fiquem dentro quando o chá é preparado.

3. Uma primeira água é colocada no bule chinês, apenas para esquentar o bule e as folhas, ela passa cerca de um minuto ali, é derramada no bule normal, depois nas xícaras e é jogada fora, dentro da bandeja, que possui furos e serve para guardar o chá. Não se bebe essa primeira água. A função dela é esquentar os utensílios e abrir as folhas no caso do oolong.

4. O bule chinês recebe uma outra água. Essa fica mais tempo, até pegar todo o aroma das folhas.

5. A água do bule chinês então vai para o bule comum, e o bule chinês é preenchido novamente com mais água da chaleira. Essa etapa serve para garantir que todas as pessoas tomarão um chá da mesma qualidade.

6. A água do bule comum passa para as xícaras. As xícaras não possuem asas porque a intenção é que até o chá esfriar um pouco, elas não podem ser levantadas com as mãos.
7. Até esfriar, o chá é assoprado e o seu vapor é inspirado, e nisso os participantes começam a sentir o aroma e absorver o chá.
8. São repetidos os passos 5 a 7, até que os participantes se sintam satisfeitos.

COMO PREPARAR O SEU CHÁ NO DIA-A-DIA

O que aprendemos com a cerimônia tradicional e que pode nos beneficiar:

- Depois de quente pela primeira vez, a primeira água é jogada fora, o que reduz a cafeína em 90%

- Também não são usados utensílios de plástico, que produz resíduos prejudiciais à nossa saúde.

- Primeiro se espera o chá esfriar o suficiente para que a xícara possa ser tocada com as mãos antes de tomar. Isso ajuda a evitar queimaduras.

 

Em casa

Eu deixo a minha chaleira à mão e normalmente faço o chá para tomar enquanto assisto a televisão ou estou no computador, mas o melhor momento é logo antes de alguma refeição, principalmente o almoço. O chá reduz a fome e causa uma deliciosa sensação de saciedade.

Na academia

Eu sempre guardo um pouco de chá em uma garrafa de academia e deixo na geladeira. Tomo o meu chá um pouco antes do exercício aeróbico, o que me garante mais energia e também aumenta o meu fôlego. 

Na rua e no trabalho

Uma solução fácil para não ficar sem chá é levar sempre com você uma garrafa térmica e alguns saquinhos descartáveis para preparar o seu chá onde estiver.